A avaliação é uma interseção fundamental entre o ensino e a aprendizagem, uma junção que auxilia os professores a entenderem o que os alunos aprenderam e onde os professores podem obter insights sobre a eficiência do ensino e do planejamento do exame. Por isso, manter a avaliação com integridade - em outras palavras, administrar testes, questionários e tarefas que medem com precisão a aprendizagem do aluno - é essencial para promover os resultados de aprendizagem do estudante e a eficiência do ensino.
Para garantir uma avaliação com integridade, vamos examinar alguns componentes fundamentais da avaliação.
O que é avaliação?Na educação, o termo avaliação refere-se à ampla variedade de métodos ou ferramentas que os professores usam para avaliar, medir e documentar o preparo acadêmico, o progresso da aprendizagem, a aquisição de habilidades ou as necessidades educacionais dos alunos.
A avaliação pode:
- Fornecer aos professores uma compreensão profunda sobre o que os alunos sabem, entendem e podem fazer com seu conhecimento
- Ser usada para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento subsequente do aluno
O termo “avaliação” engloba testes, questionários, exames e tarefas que medem a aprendizagem do aluno. Embora as avaliações sejam qualquer tarefa, teste, questionário ou exame que meça a aprendizagem do aluno, elas também podem ser categorizadas. As categorias mais amplas incluem:
Avaliações somativas: São atividades que envolvem pouco ou nenhum feedback para o aluno. Elas são avaliativas e tendem a comparar o conhecimento com um referencial, geralmente no final de uma unidade ou curso. Exemplos de avaliações somativas incluem testes padronizados, projetos finais, exames finais e exames intermediários com pesos elevados.
Avaliações formativas: são aquelas que coletam informações para facilitar a aprendizagem do aluno e melhorar a instrução, por meio de feedback e análise de itens. Em resumo, elas ocorrem ao longo do curso para melhorar os objetivos de aprendizagem do aluno, apoiando suas necessidades. Exemplos de avaliações formativas incluem discussões em sala de aula, questionários semanais, perguntas coletivas em sala e redação rápida de pequenas reflexões. Existe flexibilidade; por exemplo, os exames intermediários podem se tornar formativos com feedback, análise de itens e intervenção do professor.
Avaliações de alto risco: são avaliações que representam uma grande parte da nota do curso de um aluno (por exemplo, exames finais) ou um exame que tem alto impacto na jornada educacional do estudante (por exemplo, exames padronizados ou de admissão). A reprovação ou dificuldade em tal avaliação pode tornar invisível o esforço do aluno em outras áreas de estudo.
Avaliações de baixo risco: são avaliações que têm pouco ou nenhum impacto na nota do curso do aluno, ou em outros resultados educacionais. Elas tendem a ser de natureza formativa e facilitam a aprendizagem por meio de ciclos de feedback e participação.
Quais formatos de avaliação existem?As avaliações se apresentam em vários formatos. Alguns dos formatos mais comuns incluem perguntas de verdadeiro-falso, múltipla escolha, resposta curta e resposta longa. Outros formatos comuns incluem dissertações e relatórios de pesquisa escritos.
Cada um deles aborda diferentes aspectos da aprendizagem do aluno e, por esse motivo, as melhores práticas aconselham os professores a usarem uma variedade de formatos para mensurar o conhecimento do aluno.
Por exemplo, exames com questões de múltipla escolha podem abranger uma ampla gama de conceitos em um período de tempo limitado, mesmo que não testem habilidades de pensamento de ordem superior de forma tão eficaz quanto perguntas de resposta longa. Por outro lado, as perguntas de resposta longa abordam melhor se os alunos têm ou não uma compreensão profunda de conceitos específicos, mas podem levar mais tempo para os professores as avaliarem. Resumindo, diferentes formatos de avaliação podem verificar a amplitude (múltipla escolha), além da profundidade (resposta longa, dissertações) do conhecimento.
Por que a avaliação é importante?Nós precisamos saber o que nossos alunos estão aprendendo.
Dylan Wiliams afirma que:
“Se os alunos aprendessem o que ensinamos, nunca precisaríamos avaliar; ao invés disso, poderíamos apenas manter registros do que havíamos ensinado... é impossível prever com certeza o que os alunos aprenderão como resultado de uma determinada sequência de atividades em sala de aula. E, uma vez que não podemos ensinar bem sem descobrir de onde nossos alunos estão partindo, temos que avaliar.
A avaliação é a ponte entre o ensino e a aprendizagem – é apenas por meio da avaliação que podemos descobrir se o que aconteceu em sala de aula produziu a aprendizagem que pretendemos” . (2011, pág. 1).
Em outras palavras, como aconselha Patti West-Smith, gerente Sênior em Inovações de Ensino e Aprendizagem da Turnitin, há três perguntas críticas que devem ser feitas todos os dias: “Quem 'entendeu'? Quem não ‘entendeu’? O que você vai fazer sobre isso amanhã?”.
As avaliações fornecem aos professores nossos pontos de ação, assim como devem fornecer aos alunos seus próximos passos.
As melhores práticas em avaliaçãoO feedback sempre foi uma prática recomendada na avaliação, mas a aprendizagem remota tornou o feedback uma ferramenta de comunicação ainda mais fundamental entre professores e alunos. Com a falta de interação presencial, os ciclos de feedback se tornaram o principal canal para o compartilhamento de conhecimento. Avaliações frequentes e de baixo risco fornecem ciclos de feedback que apoiam a aprendizagem.
Enquanto a avaliação somativa serve ao propósito de avaliar o domínio do conteúdo pelo aluno, a avaliação formativa deve estar presente no currículo.
E deve ser feita de maneira oportuna e com feedback aplicável.
Para permitir uma avaliação precisa, a Integridade Acadêmica também deve ser garantida. Algumas metodologias no planejamento de avaliação devem envolver questões específicas do currículo de sua sala de aula e discussões de classe, versões variadas do mesmo teste e, conforme dito acima, formatos de avaliação variados.
Oferecer uma variedade de formatos de avaliação permite a inclusão de diferentes estilos de aprendizagem e a medição de diferentes componentes dessa aprendizagem. Os exames de múltipla escolha costumam ser criticados, mas ainda podem ser úteis para analisar uma grande variedade de conceitos, em um curto período de tempo. E, quando em conjunto com outros formatos, são muito eficientes. Também perguntas de resposta curta e longa têm sido consideradas formas eficazes de verificar se os alunos têm, ou não, uma compreensão conceitual profunda dos conteúdos.
Um software de avaliação como o Gradescope pode garantir as melhores práticas de avaliação, permitindo ciclos de feedback oportunos e eficientes, mantendo todos os formatos de avaliação e suportando avaliações frequentes e de baixo risco, com economia de tempo dos professores e a disponibilização de insights de dados. As análises de itens e a prática de analisar as respostas dos alunos para questões individuais dos exames (uma função dentro do Gradescope e do Feedback Studio), também pode fornecer mais informações sobre a aprendizagem do aluno e sobre o planejamento de futuras avaliações.
Esperamos que isso ajude a iniciar, ou atualizar sua jornada para manter a avaliação com integridade e facilitar excelentes resultados de aprendizagem.