Blog   ·  

Como escolher o melhor verificador de plágio

Christine Lee
Christine Lee
Content Manager

Subscribe

 

 

 

 

By completing this form, you agree to Turnitin's Privacy Policy. Turnitin uses the information you provide to contact you with relevant information. You may unsubscribe from these communications at any time.

 


Com uma grande variedade de verificadores de plágio disponíveis no mercado hoje em dia, é mais importante do que nunca ter uma ideia clara de suas necessidades e objetivos pedagógicos, ao fazer sua escolha.

Então, quais são os principais critérios e perguntas a serem considerados para encontrar a melhor solução para seus alunos, educadores e instituição? E como uma solução pode ir além da simples identificação de plágio, mas também servir como uma ferramenta de aprendizado formativo? Como uma solução pode apoiar o objetivo elevado de transformar o plágio em um momento de aprendizado?

Na Turnitin, desenvolvemos soluções que verificam a similaridade do texto e auxiliam as Instituições a prevenir o plágio. Uma coisa é sinalizar plágio em potencial, mas o trabalho de ensinar aos alunos o valor da escrita original e da citação adequada não é feito nessa única etapa. Os educadores não são policiais - somos professores - e nossas ferramentas devem apoiar totalmente todo o processo de escrita.

Aqui está o cenário ideal: a melhor solução para o plágio é a dissuasão e transformar instâncias de plágio em oportunidades para facilitar o pensamento original.

É uma meta ambiciosa - e sabemos que muitas dessas noções pedagógicas da "torre de marfim" não são realistas. Mas estamos tentando preencher essa lacuna entre ideais e realidade. Sim, os professores querem uma maneira de verificar se há plágio, ponto final. Mas vamos repensar um pouco. E se houvesse uma ferramenta que não apenas verificasse o plágio, mas pudesse fornecer apoio contínuo a estudantes e professores para avançarem em direção a ideias e pensamentos originais?

Os professores estão acostumados a oferecer caminhos aos nossos estudantes. Mas e se os professores tivessem caminhos na forma de software? E se houvesse um software que verificasse a similaridade, mas também oferecesse aos alunos oportunidades de aprendizado formativo que levasse ao sucesso na escrita e mais?

Simplificando, se você procura um verificador de plágio que apoie a escrita pedagógica, aqui estão algumas perguntas que deve se fazer antes de escolher uma solução para sua instituição:

  1. O serviço permite que os professores forneçam feedback sobre o trabalho do aluno, sinalizado como plágio em potencial?
  2. O serviço oferece feedback automatizado para ajudar os alunos com a revisão? A verificação do plágio é importante - porém o mais importante é impedi-la, fornecendo caminhos e feedback durante todo o processo de escrita.
  3. O serviço apenas policia ou facilita o crescimento dos alunos? Os alunos podem utilizar o serviço para melhorar seus rascunhos e abordar questões de citação ou parafraseamento, antes de enviar o trabalho final? O serviço está fundamentado nas melhores práticas de ensino e aprendizagem?
  4. O serviço fornece algum recurso em sala de aula, além do próprio produto? O serviço ajuda os professores a abordarem lacunas de habilidades que podem levar ao plágio? Está na hora de descobrir.

Procurando por mais orientações para encontrar o melhor verificador de plágio para sua instituição?