Apenas 34 instituições de ensino superior do país obtiveram conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos - IGC, indicador que avalia a qualidade dos estabelecimentos que oferecem cursos de graduação e pós-graduação e que analisou as 2.056 instituições de ensino superior em 2017. Dentre as instituições com nota máxima, 16 são públicas - sendo 14 federais e duas estaduais - e 18 são privadas (veja lista no final do post).
A avaliação, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação), e divulgada em dezembro de 2018, aponta que maioria das instituições registrou conceito 3 (66% do total). Em relação às melhores instituições privadas e públicas, estas estão concentradas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Dentre as que conquistaram o conceito máximo do IGC, temos instituições parceiras da Turnitin que investem em diversas tecnologias para garantir não somente uma melhor formação acadêmica, como também a reputação no mercado.
Uma delas é a FUCAPE Business School, que aposta na inovação para crescer. Recentemente, a instituição implementou a plataforma Turnitin, que será utilizada por cerca de 400 alunos e 30 professores. O software passou por uma fase de teste no ano passado e será adotado a partir deste ano nos programas de Mestrado e Doutorado. Desde fevereiro, Turnitin vale para todo o corpo discente e docente das cinco unidades da FUCAPE, localizadas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal e Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria de Pesquisa da FUCAPE, anteriormente os projetos acadêmicos eram analisados sem que o aluno fosse envolvido no processo, ou seja, a responsabilidade era exclusivamente do Centro de Pesquisa - responsável pela análise dos relatórios e emissão de um parecer, das referências não citadas.
“Com Turnitin, a expectativa do Centro de Pesquisa é que o processo de identificação de similaridade melhore a agilidade e flexibilidade nas trocas de informações entre aluno e a equipe, além de contribuir na formação acadêmica e ética dos estudantes, permitindo a inclusão dos alunos como parte do processo de análise de similaridade”, comenta Lorene Prates, Supervisora de Pesquisa da FUCAPE.
FGVPara a Fundação Getúlio Vargas - FGV, o destaque no ranking é resultado de um ecossistema que contempla um forte time docente, com práticas de pesquisa e docência bem estruturadas e fundamentadas, associadas a um conjunto de ferramentas que viabilizam, apoiam e auxiliam a alavancagem da prática docente e da pesquisa. A instituição conta com uma gama de sistemas e tecnologias que contribuem para o processo de aprendizagem e para a consolidação de uma formação de excelência, como Ambiente Virtual de Aprendizagem, videoconferência, sistema de provas e simulados online, pacote office 365 para os alunos, wifi, sistema de biblioteca digital e repositórios digitais, Cloud Acadêmica, sistema de impressão, aplicativo, além de softwares específicos para realização de atividades e pesquisas por curso.
Para auxiliar na escrita autônoma e original, desde o início do período os alunos de alguns cursos da FGV têm seus trabalhos e atividades verificados na plataforma Turnitin e, a partir do relatório, são orientados pelos professores ou para adequação da escrita seguindo as regras e normas da ABNT ou para uma escrita de fato autônoma e original, onde eles precisam cada vez mais se apropriar e discutir conceitos ao invés de copiar e colar fragmentos de texto.
“Turnitin está disponível para toda a comunidade acadêmica - alunos, professores e cursos da FGV – e o seu uso é definido pelos coordenadores e professores dos cursos, de acordo com as necessidades de cada disciplina”, observa Diana dos Santos Abreu, Gerente de Tecnologias Educacionais/TIC.
Nota 5 no IGC:Melhores instituições públicas
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - SP
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - SP
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - SP
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - SP
Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) - SP
Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - MG
Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ
Instituto Militar de Engenharia (IME) - RJ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - RS
Universidade de Brasília (UnB) - DF
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC
Melhores instituições privadasEscola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) - SP
Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) - SP
Faculdade Fia de Administração e Negócios (FFIA) - SP
Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito) - SP
Escola de Economia de São Paulo (EESP) - SP
Faculdade São Leopoldo Mandic (SP) Faculdade Fipecafi - SP
Escola de Enfermagem da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (EEFTESM) - RJ
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) -RJ
Faculdade Legale (Faleg) - SP
Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) - RJ
Escola de Ciências Sociais - RJ
Escola de Matemática Aplicada (EMAp-FGV) - RJ
Faculdade de Castelo (Multivix Castelo) - ES
Faculdade Fucape - ES
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) - MG
Faculdades Est - RS
Faculdade de Tecnologia Inspirar - PR