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Texto gerado por Inteligência Artificial (IA): a ameaça, a responsabilidade e a promessa

Patti West-Smith
Patti West-Smith
Gerente Sênior, Equipe de inovações em ensino e aprendizagem

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Desde o lançamento do ChatGPT no final de novembro, aparentemente todos os jornais, publicações e especialistas educacionais, bem como a grande mídia, ponderaram o que os assistentes de redação com Inteligência Artificial (IA) significam para o futuro da educação.

Como muitos de vocês, nós aqui da Turnitin também temos acompanhado cada desenvolvimento. Minha equipe – Inovações de Ensino e Aprendizagem (TLI - Teaching and Learning Innovations) – é composta inteiramente por professores veteranos, e o que vimos é diverso. Alguns prognosticadores previram a morte das dissertações, enquanto outros descreveram um mundo onde ninguém sabe o limite entre humanos e máquinas. Em algumas versões da narrativa, todos deveríamos estar apavorados e, em outras, deveríamos abraçar um futuro inevitável e glorioso… e a verdade é que não sabemos qual destes (ou ambos? todos? nenhum?) ocorrerá, não importa o quão confiante alguém esteja quanto a sua opinião.

O que nós sabemos é que os professores terão que tomar decisões em tempo real sobre como os assistentes de redação e de texto gerado por IA habitarão a sala de aula. Eles terão que “descobrir” isso sem saber o futuro e sem ter todas as respostas, o que é bem intimidador e até mesmo assustador. Os educadores já estiveram nessa posição antes e permanecendo constantes (e relevantes!), onda após onda, mudança após mudança ao longo do tempo e temos certeza que também enfrentarão essa tempestade. Os professores se apegarão às melhores práticas sólidas e baseadas em pesquisas e passarão inúmeras horas aprendendo os meandros de nossa nova realidade e testando o que funciona e o que não funciona. Haverá muita colaboração, busca por feedback e orientação e até mesmo ser um ombro amigo quando algo der errado. Os educadores vão evoluir e se adaptar, e a Turnitin está preparada para ser parceira neste processo - para ajudar a enfrentar as ameaças, as responsabilidades e as promessas deste momento.

É importante entrar nessa discussão reconhecendo e enfrentando os desafios, mas mantendo os olhos abertos para as possibilidades. Por si só, a IA não é boa nem ruim; como a maioria das tecnologias, dependerá do que fizermos com ela. Falando em instrução, isso incluirá como ensinamos os alunos a utilizá-la.

Primeiro, vamos abordar as possibilidades preocupantes.

A ameaça

Em algum momento, os professores precisam saber o que os alunos sabem, entendem e podem fazer, e as instituições precisam certificar a validade dos títulos que concedem a seus alunos. Parte desse paradigma se baseia em avaliações: informal, formal, autêntica, performática, portfólio, formativa, somativa, grande, pequena, alto risco, baixo risco - todos os itens acima. Portanto, a pergunta que muitos professores estão fazendo é como eles podem continuar a CONFIAR em suas avaliações diante da IA. Se a IA for boa o suficiente para produzir algo que poderia ser o trabalho de um aluno, como eles realmente saberão o que é o trabalho do aluno e o que foi feito por uma máquina?

Como líderes de longa data no mundo da Integridade Acadêmica, professores do mundo todo estão nos perguntando diariamente se aqui na Turnitin temos uma ferramenta que os ajudará a renovar a confiança na integridade de suas avaliações e no trabalhos dos alunos. A resposta é que o Turnitin Originality, um produto no mercado que investiga a autenticidade do trabalho do aluno, pode detectar algumas formas de escrita assistida por IA e sinalizar indicadores de fraude acadêmica hoje. Além disso, estamos olhando para o amanhã, avançando rapidamente e incorporando nossos mais recentes recursos de detecção de escrita por IA - incluindo aqueles que reconhecem a escrita ChatGPT - em nossos produtos para uso de professores já em 2023. Confira a prévia de onde nosso AI Innovation Lab está atualmente com os recursos de detecção de IA em rápida evolução!

E embora a discussão sobre o impacto dessa tecnologia em desenvolvimento possa ser a palavra da moda no momento, não é um tópico novo para o Turnitin. Nos últimos dois anos e meio, pesquisamos e desenvolvemos tecnologias que reconhecem a assinatura da escrita assistida por IA. No entanto, a resposta a essa ameaça não estará em uma única solução mágica. Em vez disso, exigirá um conjunto completo de soluções trabalhando juntas para realmente atender ao momento e, além do Turnitin Originality, algumas dessas ferramentas já estão nas mãos dos professores hoje.

Na verdade, muitas das estratégias que instituições e professores vêm usando há anos para construir uma cultura de Integridade Acadêmica são igualmente aplicáveis às nossas novas circunstâncias. Métodos testados e comprovados sobre política institucional, comunicação, conscientização, construção de relacionamento, instrução e feedback formativo que funcionaram para lidar com ameaças como plágio intencional, fraude e má conduta acadêmica seguirão ajudando agora.

Além disso, também existem maneiras de tornar as tarefas e avaliações menos vulneráveis ao uso indevido de ferramentas de texto gerado por IA. Dê uma olhada em nosso Guia para Abordar o Texto Gerado por IA em Suas Salas de Aula para um conjunto de 11 recomendações concretas que todas as instituições e professores em todo o mundo podem começar a aproveitar imediatamente.

A responsabilidade

Apesar de todas as incertezas, os professores mais uma vez carregam a responsabilidade neste momento. Na verdade, existem variáveis nessa responsabilidade que podem até parecer conflitantes às vezes. Por um lado, temos a responsabilidade de ajudar os alunos a aprender a agir com ética e moral. Alguns já estão sugerindo que isso deve significar que todos os assistentes de escrita por IA devam ser estritamente proibidos. Aparentemente, diametralmente oposta a isso, é a necessidade de ajudar os alunos a entender COMO usar essas ferramentas porque a escrita no mundo VAI parecer diferente agora. Não está chegando no futuro; já está aqui.

Se alguém não estiver convencido, reserve um momento para visitar o YouTube, onde já existem vídeos sobre o uso de assistentes de redação por IA para produzir conteúdo em massa para marketing ou campanhas de influência. Olhe para o número de artigos que foram escritos e que agora incluem uma nota de que uma parte do texto foi gerado por IA. Quando uma mudança como essa ocorre, os professores não podem se dar ao luxo de ignorá-la e, quando o fazem, sabemos que os alunos preencherão a lacuna com o próprio entendimento, para o melhor ou para o pior.

Esses dois fluxos de responsabilidade já seriam bastante desafiadores, mas há um terceiro que não podemos ignorar. Este, para os professores, talvez seja o mais importante: a aprendizagem. Escrever é uma ferramenta para pensar e aprender. Portanto, para aqueles que dizem que os professores devem simplesmente parar de solicitar tarefas de escrita e fazer “outra coisa”, os educadores terão que fazer o trabalho duro de ajudar os alunos a entenderem que escrever não é simplesmente uma maneira de avaliarmos ou de os alunos demonstrar seus conhecimentos, entendimentos e habilidades. Não, escrever é, na verdade, uma maneira crítica de as pessoas entenderem novas ideias, informações e dados enquanto escrevem. Isso significa que temos a responsabilidade de garantir que a escrita não seja deslocada da prática educacional. Isso removeria uma das principais formas pelas quais os humanos aprendem e crescem. Em um artigo na Nature (2022), Watcher enfatiza: “Se os alunos começarem a usar o ChatGPT, eles estarão terceirizando não apenas sua escrita, mas também seu pensamento”.

A promessa

Ainda não podemos saber qual é o potencial dessa nova tecnologia, mas já vemos professores discutindo as possibilidades que podem vislumbrar. Seja superando a paralisia da página em branco ou combatendo os impactos das dificuldades de aprendizagem, os professores já estão cheios de ideias de como podem usar assistentes de escrita por IA em suas salas de aula. Os professores veteranos da Turnitin estão ouvindo as pessoas discutirem sobre o uso da IA para gerar exemplares que sirvam de modelo para os alunos ou para criar matéria-prima para aqueles fantásticos workshops de revisão que todos adoramos. Estamos ouvindo sobre o uso de ferramentas de escrita por IA como suporte para o aprendizado de idiomas e brainstorming em geral. Sem dúvida, as ideias continuarão a surgir. Os professores DEVEM experimentar, arriscar e até falhar algumas vezes. Sugerimos que os professores dêem uma olhada em nossa coleção de Recursos por IA e Sucesso do Professor para desenvolver uma resposta bem pautada sobre o uso dessas ferramentas por alunos. Por tudo isso, os educadores devem conversar entre si, com os alunos e com todas as partes interessadas.

O que os professores NÃO devem fazer é fechar nossas mentes para a promessa. Não podemos permitir que nosso medo do desconhecido nos leve a virar as costas para o seu potencial. Não estou sugerindo que devemos nos apressar e usar assistentes de escrita por IA a cada passo, sem grades de proteção. Precisamos ser cautelosos e saber que podemos identificar o uso dessas ferramentas quando elas não são aceitáveis. Quando tivermos esses guardiões em vigor, no entanto, será hora de voltarmos nossa atenção para as novas possibilidades que a tecnologia venha a apresentar.

De certa forma, enfrentar esse medo e garantir o uso de grades de proteção primeiro, conversa diretamente com as teorias de Maslow. Antes de começarmos a explorar a aplicação e a inovação com a tecnologia, os professores precisam saber que a Integridade Acadêmica é “segura”. Na Turnitin, vemos esse tópico percorrendo nossas discussões com palestrantes e usuários em todo o mundo. A pergunta mais comum que ouvimos é se teremos ferramentas para ajudar a lidar com essa mudança. Fique tranquilo: temos uma equipe dedicada de especialistas em Inteligência Artificial trabalhando ininterruptamente para refinar e expandir nossos recursos existentes já nos próximos meses e melhor apoiar os professores que enfrentam a escrita por IA na sala de aula.

Como você deve ter lido em uma de nossas postagens anteriores no blog, também estamos desenvolvendo uma experiência de usuário aplicável que pode orientar os educadores a identificar e avaliar possíveis vestígios de escrita assistida por IA em trabalhos acadêmicos. Essencialmente, faremos tudo o mais rápido possível pelo tempo que for necessário. No entanto, vocês não precisam esperar por uma ferramenta de tecnologia para ajudá-los a lidar com a ameaça.

Grande parte do medo e ansiedade que os educadores estão sentindo é porque eles se sentem despreparados e impotentes; embora possa ser verdade que ainda há muito a aprender sobre o que o texto gerado por IA significará para a educação e para o mundo, não é verdade que os professores não tenham poder neste momento. Na realidade, este é um momento feito para os educadores. Quem melhor para ajudar a moldar como os alunos pensam e entendem essas ferramentas em suas vidas e em seu aprendizado? Quem melhor para preencher o vazio com informações e análises? Quem melhor para orientar discussões e novos entendimentos? Quem melhor para ajudar os alunos a começar a usar novas ferramentas de maneira ética e inovadora?

Esse sempre foi o trabalho dos professores, e sempre será.

Referências

Stokel-Walker, C. (2022, Dezembro) AI bot ChatGPT writes smart essays-should professors worry? Nature. Recuperado de https://www.nature.com/articles/d41586-022-04397-7