·  

Fucape amplia a qualidade da pesquisa com o apoio do Turnitin Feedback Studio com Originality

Descubra como a Fucape (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças) visualizou na Turnitin um apoio para a criação de uma cultura de originalidade, otimizando tempo da análise de similaridades e garantindo a qualidade da pesquisa na graduação e nas suas especializações em áreas de negócios, no Brasil.

Desafios

Com uma política voltada à prevenção do plágio acadêmico, a Fucape enfrentava, em 2018, um novo cenário: o fluxo de atividades estava em expansão e a quantidade de alunos aumentava. Surgia então a necessidade de otimizar processos na avaliação da produção acadêmica, como a checagem de similaridade em trabalhos e teses, que era até então feita de forma manual pelos professores. A instituição também tinha o interesse de envolver os estudantes e com isso melhorar a qualidade das habilidades de pesquisa e redação, além de ampliar o uso de fontes primárias na pesquisa. Em um processo de revisão das ferramentas disponíveis no mercado, optaram por implementar o Turnitin Originality Check.

“A Fucape se preocupa bastante com a inovação e a otimização de seus processos, por isso, nós analisamos, na época, junto ao nosso diretor acadêmico a possibilidade de uma ferramenta que, no contexto de análise de similaridades, otimizasse nosso processo, que era basicamente manual. E foi assim que optamos pela Turnitin”, comenta Lorene Prates, supervisão de Pesquisa da Fucape Business School.

Resultados

Os resultados na verificação de similaridade vêm sendo percebidos ao longo dos últimos anos, com a queda significativa do índice de semelhanças, tanto que em 2020, um ano tão atípico para a educação devido à pandemia mundial, a instituição optou por ampliar o uso da ferramenta Turnitin, migrando para uma opção que proporcionasse ainda mais recursos para os serviços de avaliação com integridade, promovendo assim um novo padrão em integridade acadêmica. “Desde 2018 nós acompanhamos os resultados da utilização das soluções da Turnitin e pudemos observar o que esperávamos: a otimização do tempo no processo de análise de similaridade e a inclusão do aluno nesse processo. Obtivemos bastante sucesso com a introdução desses serviços, então, por isso optamos por ampliá-los” , comenta Lorene Prates.

Antes da contratação da Turnitin, a porcentagem de incidências de referências não citadas era de aproximadamente 11%, sob o total de depósitos realizados por ano. Após a implementação da tecnologia, esse índice, hoje, é de aproximadamente 5%. Houve ainda uma diminuição do tempo de análise das dissertações e teses: antes, o tempo médio era de 2 horas por documento, feito de forma manual e, hoje, é de no máximo 25 minutos.

Após a adoção da tecnologia Turnitin, hoje a Fucape não relata problemas relacionados aos índices de similaridade em trabalhos acadêmicos, o que levou a uma melhoria na qualidade da produção acadêmica, em geral.

Mais oportunidades de aprendizagem para os alunos

Sobre a ampliação dos serviços em 2020, Lorene Prates explica que há muitas expectativas. “Fizemos a migração recente, e já observamos que com a ferramenta de feedback nós vamos conseguir ampliar a atuação, principalmente em relação ao feedback dado pelo professor orientador, para o aluno, no momento em que ele estiver fazendo a análise de similaridade. Ou seja, nós conseguimos acompanhar o aluno no desenvolvimento da dissertação e da tese, prestar um feedback para ele durante essa etapa, auxiliá-lo esclarecendo dúvidas durante o processo e pretendemos que, assim, os níveis de similaridade caiam cada vez mais”, analisa.

A Fucape espera, assim, ampliar a capacidade de atendimento aos estudantes, e colocar em prática vários projetos para utilização do mecanismo de feedback, continuando a disseminação do uso da ferramenta entre seus alunos e professores.

“Esperamos, em 2021, continuar o plano de ampliação da Fucape, abrir unidades em outros estados, e manter as nossas atividades apesar do cenário desafiador que sabemos que ainda vem pela frente. E, assim, conseguirmos realmente continuar contribuindo com a qualidade acadêmica dos estudos na nossa área, aqui no Brasil”, finaliza Lorene Prates.

Desde 2018, nós acompanhamos os resultados da utilização das soluções da Turnitin e podemos observar o que esperávamos: a otimização do tempo no processo de análise de similaridade e a inclusão do aluno nesse processo
[lorene_prates:MEDIASTORE_LEAF]@4c66c4dc
A Fucape se preocupa bastante com a inovação e a otimização de seus processos, por isso optamos pela Turnitin
Lorene Prates
Supervisão de Pesquisa - Fucape Business School.

Números

361
alunos de graduação
423
alunos de pós-graduação
3
cursos de Graduação
5
cursos de Pós-graduação stricto sensu

Localização

Brasil

Missão

Ser um centro de referência de pesquisa, ensino e ética na área de negócios. Fomentar e multiplicar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano e a transformação social e ética. Dentre os valores fundamentais defendidos pela instituição estão ética, equidade e compromisso social.