A Turnitin, empresa global de tecnologia educacional, anuncia o lançamento da versão em português da plataforma de avaliação Gradescope. Por meio da ferramenta, que também opera em inglês, japonês, coreano, espanhol e turco, os educadores podem criar, administrar, organizar e avaliar de forma mais rápida e prática atividades em papel, em ambientes digitais e até mesmo projetos com código de programação.
Com a pandemia da COVID-19, a educação foi obrigada a se desenvolver e a acompanhar a evolução tecnológica dos últimos anos, aproximando os professores do universo digital. De acordo com os dados mais recentes da UNESCO, 87% dos estudantes em todo o mundo e 63 milhões de professores tiveram de se adaptar às mudanças inesperadas. Porém, apesar de ter sido um momento desafiador tanto para as instituições quanto para os alunos, o ensino remoto também foi uma oportunidade de quebrar resistências e acelerar mudanças necessárias na área da educação.
Um estudo recente realizado pela Turnitin mostrou que o Gradescope pode reduzir em até 50% o tempo que os professores gastam com a correção de avaliações e de outras atividades da grade curricular. A inteligência artificial utilizada na plataforma permite agrupar automaticamente as respostas semelhantes, facilitando o processo de correção e viabilizando aos educadores um método mais eficiente para avaliar e fornecer feedback aos alunos.
Além disso, o Gradescope colabora com as salas de aula com acesso limitado à tecnologia e auxilia na digitalização de documentos em papel e manuscritos. O objetivo é proporcionar benefícios semelhantes de avaliação rápida, com feedback personalizado e cursos dimensionados como em salas tecnologicamente avançadas.
O software oferece suporte ao aprendizado presencial, remoto e híbrido para todas as áreas, em diferentes tipos de avaliações e correções. Os educadores podem usar suas tarefas e provas já existentes e/ou criar novos conteúdos usando a plataforma. Dessa maneira, é possível acompanhar e gerenciar todo o desenvolvimento do aluno através das atividades realizadas, apoiando as necessidades específicas de cada um.
Outro grande diferencial da ferramenta está na possibilidade de aumentar a imparcialidade da avaliação. Os professores podem habilitar a avaliação anônima, que oculta ou remove os identificadores dos estudantes durante o trabalho de correção. A plataforma também permite que profissionais ajustem as escalas à medida que avaliam e aplicam automaticamente novas regras para as tarefas já corrigidas com a rubrica dinâmica.
"Nosso principal objetivo é apoiar educadores, estudantes e pesquisadores para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de cada país, de cada instituição e de cada professor. Nossas ferramentas devem ser acessíveis, personalizáveis, inclusivas e devem responder às necessidades acadêmicas específicas de todos", afirma César Barretto, executivo de contas da Turnitin no Brasil.
As inovações e o impacto do Gradescope foram reconhecidos pelo Bett Awards, EdTech Breakthrough, EdTech Digest, SaaS, SIIA CODiE, Tech & Learning, entre outros. Globalmente, mais de 110.000 educadores e 2,7 milhões de alunos de 2.600 instituições usaram o Gradescope para maximizar o aprendizado das avaliações.
Press Contact
About Turnitin
Turnitin is a global company dedicated to ensuring the integrity of education and meaningfully improving learning outcomes. For 25 years, Turnitin has partnered with educational institutions to promote honesty, consistency, and fairness across all subject areas and assessment types. Turnitin products are used by educational institutions and certification and licensing programs to uphold integrity and increase learning performance, and by students and professionals to do their best, original work.
Turnitin has offices in Australia, Germany, India, Japan, South Korea, Mexico, the Netherlands, Sweden, The United Arab Emirates, the United Kingdom, and the United States. Over 16,000 academic institutions, publishers, and corporations use Turnitin services: Gradescope by Turnitin, iThenticate, Turnitin Feedback Studio, Turnitin Originality, Turnitin Similarity, ExamSoft by Turnitin, ProctorExam, and Ouriginal.